Blog

30 Novembro, 2020 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Vacina COVID-19

Atualmente, não há vacinas disponíveis contra a COVID-19. Há várias em fase de testes. 
A vacina precisa fazer com que o corpo crie imunidade e pra isso há duas vias a humoral (anticorpos neutralizantes) e a celular (células T).
Existem hoje, no mundo, mais de 214 vacinas em andamento, e dessas, 39 estão em testes clínicos. Com relação a eficácia delas: Moderna: 94,5% de eficácia nos testes! Temos em andamento Astra Zeneca  - Oxford, Coronavac - Sinovac, Pfizer e Janssen Pharma.

Para uma vacina ser aprovada, ela precisa passar por várias fases (pré-clínica e clínica) até que receba aprovação. O objetivo de todo esse processo é garantir uma vacina segura e eficaz (além de responder a outras perguntas, como o número e o intervalo de doses). Sendo assim, em média, o tempo de aprovação de uma vacina é de 10 anos, mas devido a pandemia este processo será acelerado em tempo recorde entre 12 e 18 meses!
Fase pré-clínica: concentra-se em testar a segurança da vacina e sua capacidade de produzir uma resposta imune (proteção) em animais

A avaliação clínica em humanos inclui:
  • Fase 1: os ensaios são realizados em um pequeno número de humanos, geralmente menos de 100 adultos, para avaliar a segurança da vacina e sua capacidade de gerar uma resposta imune. Esta fase pode incluir estudos para determinar a quantidade de doses necessárias e as vias de administração da vacina. Se a vacina candidata demonstrar que é segura durante a fase 1, passará para a fase 2.

  • Fase 2: o número de humanos em que a vacina é testada geralmente aumenta para 200 a 500. A vacina é administrada a pessoas que têm características (como idade e estado de saúde) semelhantes às de indivíduos que receberão a nova vacina. Durante esta fase, os cientistas continuarão avaliando sua segurança e eficácia.

  • Fase 3: a vacina candidata é testada em milhares de pessoas. Os ensaios de Fase 3 se concentram em avaliar a eficácia, são randomizados e duplo-cegos (o que significa que os participantes dos estudos não sabem se estão recebendo a vacina real ou um placebo) e podem incluir estudos de um ou vários países. Esta fase geralmente é o último passo antes que a vacina receba a aprovação regulatória para a vacinação da população.

Depois de aprovada, a vacina é monitorada de forma detalhada e contínua. Muitas vacinas são submetidas a uma Fase 4 para avaliar a efetividade e os eventos adversos que possam ocorrer de forma extremamente rara, como, por exemplo, uma em cada 2-3 milhões de doses.

A maioria das vacinas em andamento estão em fase 3, ou seja, de testes ainda!
Quando a segurança das vacinas, sim, as vacinas são seguras e eficazes!! Há um controle rigoroso de órgãos competentes como FDA (Estados Unidos), se ocorrer algum evento adverso ou suspeito, o estudo é pausado imediatamente para avaliação!
Quantas doses serão necessárias? Esta informação ainda é desconhecida. Os ensaios clínicos em andamento de vacinas candidatas contra a COVID-19 estão usando uma, duas ou múltiplas doses. Se for necessária mais de uma dose, ainda está sendo investigado o número de semanas ou meses entre as doses.

Será possível coadministrar vacinas contra a COVID-19 com outras vacinas existentes contra outros patógenos? Esta informação ainda é desconhecida. Isso será avaliado em estudos futuros.
A mesma vacina contra a COVID-19 servirá para uso pediátrico e em adultos? Esta informação ainda é desconhecida. Os ensaios clínicos em andamento de vacinas candidatas contra a COVID-19 incluem a população de risco em geral, adultos saudáveis, idosos, crianças, indivíduos HIV+, e profissionais de saúde.

Quais são os grupos prioritários para receber a vacina? Profissionais da área da saúde, pessoas com comorbidades e idosos.
Então, enquanto não temos a vacina, mantenha seu esquema de vacinação das outras doenças em dia e mantenha os cuidados de isolamento e higienização.
Descrição:
Voltar aos assuntos