Blog

10 Setembro, 2020 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Teste Genético para Intolerância Lactose

No Brasil, estima-se que 35% da população brasileira sente algum tipo de desconforto após ingerir alimentos derivados do leite. Atualmente, testes genéticos de intolerância à lactose conseguem identificar a presença deste distúrbio.

O que é um teste genético de intolerância a lactose?
Um teste genético de intolerância a lactose é um exame que analisa um  gene específico, responsável pela regulação da produção da lactase, enzima que realiza a digestão da Lactose no nosso organismo. Assim, de acordo com a variação deste gene identificada pelo teste genético, podemos produzir maior ou menor quantidade da enzima Lactase. Este teste é bastante indicado para bebês e crianças que não podem realizar o exame de Intolerância a Lactose Padrão.

Como é feito o teste?
O Teste Genético de Intolerância à Lactose é feito a partir de uma amostra de sangue.

Quais as diferenças entre o teste genético e o exame de sangue?
Nos testes convencionais, o paciente precisa ingerir uma grande quantidade de lactose antes de realizar a coleta, o que causa uma série de desconfortos como: náuseas, vômitos, gases e diarreia. Logo, em pessoas mais sensíveis esses efeitos podem permanecer durante semanas, o que acaba atrapalhando o dia a dia da pessoa.

No teste genético não é necessário ingerir a lactose, basta apenas uma amostra de sangue. Ou seja, é mais simples, e contém resultados mais precisos.
Descrição:
Voltar aos assuntos