Blog

11 Julho, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Dieta do hCG: mais uma dieta que pode colocar sua saúde em risco.

O que é o hCG?
O hCG ou gonadotrofina coriônica humana é um hormônio produzido pela placenta e que pode ser encontrado na urina e sangue de mulheres grávidas. Na medicina o uso desse hormônio é aprovado para o tratamento de infertilidade feminina, criptorquidismo, hipogonadismo hipogonadotrófico em homens e puberdade tardia em meninos. Esse hormônio não é e nem nunca foi aprovado para perda de peso!! 

Mas há várias pessoas defendendo o uso do hCG para perda de peso, será que ele não é bom para isso?
NÃO! Existem vários estudos confiáveis e de alta qualidade que mostram claramente que o hCG não é eficaz na perda de peso. Além disso, o hCG não deve ser vendido como um suplemento alimentar ou nutracêutico. Ele deveria estar disponível somente mediante prescrição médica e para uso apenas nas situações descritas anteriormente.

E como funciona a dieta do hCG?
A dieta do hCG não é nova. Ela foi proposta ainda nos anos 1950 pelo médico britânico Albert Simeons. O dr. Simeons dizia que os pacientes que faziam a sua dieta perdiam uma proporção maior de gordura do que músculos durante o processo. Ele acreditava que a gordura era mobilizada da região abdominal, quadris e coxas. Além disso, afirmava que seus pacientes sentiam menos fome e irritação durante a restrição de calorias. Nesta dieta, além do uso do hCG, por via oral ou injetável, o paciente é submetido a uma restrição extrema de calorias: apenas 500 kcal/dia. Com certeza o emagrecimento vem da restrição calórica e não da administração do hCG. Para se ter uma ideia do quão severa é a restrição energética, nem mesmo pacientes com obesidade mórbida são recomendados a consumir menos de 800 kcal/dia. Visto que 500 calorias não são suficientes para manter as funções básicas do organismo, após um tempo, o metabolismo cai para tentar conservar as calorias, já que o corpo interpreta a dieta como um estado de inanição. O metabolismo reduzido, posteriormente, resulta em reganho rápido do peso perdido, quando o indivíduo retoma a ingestão calórica normal.

Mas o que as evidências científicas dizem sobre essa dieta
Não há evidências científicas que demonstrem que o hCG cause perda de peso, redistribuição de gordura corporal, reduza a fome ou induza sensação de bem-estar. Portanto, a utilização do hCG deve ser considerada como uma terapia inadequada para a perda de peso.
Em 1975, o FDA (órgão do governo dos Estados Unidos que tem a função de controlar os medicamentos através de diversos testes e pesquisas) afirmou que o hCG não tem nenhum benefício no tratamento da obesidade. Em 2009, diversas sociedades médicas americanas publicaram um documento não recomendando o hCG como terapia para perda de peso. No Brasil, sociedades médicas sérias como a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) também desaprovam a prescrição do hCG para fins de emagrecimento.

E quais são os riscos de usar hCG?
- Tromboembolismo arterial e venoso (coágulos de sangue que podem obstruir artérias ou veias, provocando infarto, derrame cerebral ou embolia pulmonar); 
- Sintomas do sistema nervoso central (dor de cabeça, irritabilidade, agitação, depressão, fadiga, comportamento agressivo, insônia);
- Reações de hipersensibilidade e nos locais de injeção (dor, coceira, edema, infecção). 
- Possibilidade de aumentar a incidência de cistos ovarianos. 
- Ginecomastia (aumento de mamas) em homens
- Possibilidade de promover desenvolvimento tumoral se administrado em pessoas que tenham câncer hormônio-relacionados, tais como o câncer de próstata, endométrio, mama, ovário.

Em resumo, o hCG NÃO promove perda de peso ou de gordura adicional, NÃO reduz a sensação de fome, NÃO melhora a irritabilidade ou aumenta a sensação de bem-estar e NÃO é considerado um método seguro de emagrecimento. 
Entendemos que a perda de peso possa ser frustrante, mas nunca adote estratégias "milagrosas" e que, pior do que isso, colocam sua saúde em risco! Esta dieta não faz nada para alterar os hábitos que levam ao ganho de peso, Procure um profissional sério e competente que possa te acompanhar e orientar a perder peso de forma saudável e segura.

Fonte:SBEM
Descrição:
Voltar aos assuntos