Blog

26 Junho, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Entendendo o Câncer de Tireoide

A glândula tireoide está localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo da laringe (cordas vocais). Ela produz hormônios que regulam o seu metabolismo, que é o processo de como o seu corpo usa e armazena sua energia. O câncer de tireoide ocorre quando tumores, também conhecidos como nódulos, crescem na tireoide.
A maioria dos nódulos (cerca de 90%) são benignos (não-cancerosos), mas aqueles que são cancerosos podem espalhar por todo o corpo e colocar a vida em risco. A causa exata do câncer de tireoide não é conhecida, mas as pessoas com certos fatores de risco são mais vulneráveis.

Esses fatores de risco incluem:
tratamentos com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, especialmente na infância ou adolescência
história familiar de câncer de tireoide
um grande nódulo ou em rápido crescimento
idade superior a 40 anos

Ter um fator de risco não significa que você terá câncer de tireoide e algumas pessoas desenvolvem a doença não tem nenhum fator de risco. Ainda assim, ter um nódulo de tireoide com qualquer um desses fatores de risco requer avaliação.

Como é diagnosticado o câncer de tireoide?
Normalmente, você pode encontrar um nódulo ou seu médico poderá encontrar um nódulo durante um exame de rotina.
A maneira mais confiável de diagnosticar o câncer de tireoide é através da aspiração do nódulo com uma agulha fina. Este procedimento utiliza uma agulha fina que é inserida no nódulo para retirar células ou fluidos do nódulo que serão analisados ao microscópio. Esse teste é muito preciso para identificar nódulos cancerosos ou "suspeitos" e muitas vezes pode identificar o tipo de câncer.

Como é tratado o câncer de tireoide?
O tratamento varia, dependendo do tipo de câncer e se ele se espalhou. As opções de tratamento incluem: cirurgia, terapia com iodo radioativo, radiação externa e quimioterapia.

Fonte: SBEM

Descrição:
Voltar aos assuntos