Blog

16 Abril, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para exame de HIV

Chegada à campanha de vacinação é importante passar algumas informações para as pessoas que fazem a vacina e posteriormente se submete a realização de exames laboratoriais.

Quem faz a vacina contra o H1N1 podem ter resultados falso-positivos para exames de HIV, HTLV e Hepatite C, porque isso ocorre? Porque a vacina aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IGM (que é nossa primeira barreira de defesa contra organismos), o método utilizado para diagnosticar essas doenças tem um componente que quando entra em contato com o sangue da pessoa que recebeu a vacina, reagem com o método e gera uma positivação do teste igual ao que aconteceria se a pessoa de fato tivesse a doença. Este problema de reação cruzada é incomum, mas pode acontecer porque, com a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra o vírus H1N1, se a quantidade de adjuvantes – componentes que potencializam a ação da vacina – for elevada, a resposta imunológica pode ter uma reatividade cruzada. Quer dizer que eu não devo me vacinar? Não, jamais, VOCÊ DEVE SE VACINAR SIM, a vacina é primordial para a saúde. E não há necessidade para pânico, os laboratórios sabem dessa informação e será passada a você no momento que for realizar os exames, e você pode optar por fazer esses exames ou não, em caso de um exame falso positivo, o laboratório irá seguir o protocolo para esses casos.

A recomendação é que seus exames sejam coletados antes da vacinação ou deixar para coletar seus exames depois de 120 dias da vacinação, mas se você fizer a vacinação e necessitar coletar os exames, deverá informar o laboratório de que recebeu a vacina da H1N1 e assim receberá as informações necessárias, não há motivo para pânico.
Descrição:
Voltar aos assuntos