Blog

25 Fevereiro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Fique de olho na comida e na saúde durante o carnaval!

No carnaval, acabamos por nos alimentar na rua seja em restaurantes ou com os vendedores ambulantes, nesses casos, todo cuidado é pouco, pois muitos deles estão fazendo um bico extra ou, no caso dos restaurantes, o cuidado com o armazenamento acaba sendo prejudicado pela correria. A falta de profissionalização e de controle rigoroso com os alimentos leva ao aumento de doenças veiculadas por alimentos. A dificuldade de fiscalização aliada ao esgotamento pessoal (cansaço, má alimentação, bebidas, poucas horas de sono), fazem com que as bactérias caiam na folia também.

Exemplos de alimentos que são consumidos com mais frequência nessa época festiva:
Churrasquinho: a má conservação e cuidado na manipulação do alimento pode levar a presença de Escherichia coli, levando a diarreia e cólicas abdominais fortes por 24 horas, esses sintomas começam a surgir após 8 a 12 horas da contaminação. Procure comprar o churrasquinho feito na hora e sempre bem passado, evite o churrasquinho passado na farinha, pois a farinha pode ter sido contaminada ao ser manipulada. Além desses, é consumido frutos do mar, pastéis, milho etc., procure ter bastante cuidado na hora da compra e observe bem as condições sanitárias e aspecto do local ou do vendedor.

Outras doenças comuns na época do carnaval:

Beijo é bom demais, todo mundo gosta de beijar e ser beijado certo? Uma troca de carinho que permite a troca de inúmeras bactérias. Por isso, é bom se preocupar com a qualidade e não com a quantidade de beijos. O beijo pode trazer doenças como sapinho, Candidíase Bucal - ocasionado pelo microorganismo Cândida albicans. Mononucleose Infecciosa – conhecida como “doença do beijo”, causada pelo Epstein-barr vírus, no qual uma pessoa pode sentir os sintomas depois de três a quatro semanas, entre eles, gripe e ínguas. Mesmo depois de curada, pode-se transmitir a bactéria por até seis meses. 

Até carie pode ser transmitida pelo beijo. Então tenham muito cuidado e bom Carnaval.
Descrição:
Voltar aos assuntos