Blog

28 Janeiro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Homens, vocês sabem quais são os cuidados com sua saúde em cada fase da vida?

Homens, vocês sabem quais são os cuidados com sua saúde em cada fase da vida?

Prevenir é melhor do que remediar, porém, quando o assunto é a saúde do homem, nem sempre é isso que acontece. Em geral, os homens não têm a mesma preocupação com a saúde que as mulheres, que já iniciam os cuidados desde a adolescência quando começam as visitas ao ginecologista.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata aparecem no Brasil. E, junto a esse tipo de câncer, as doenças do coração também são motivo de maior preocupação, por serem doenças muitas vezes assintomáticas e de difícil tratamento. É aí que entra a importância do diagnóstico precoce e permitir um tratamento rápido e mais eficiente.

O ideal é que o homem procure um clínico geral ou um urologista pelo menos uma vez por ano na fase adulta. Mudando seu comportamento em relação aos cuidados com a saúde, você pode ter mais longevidade e qualidade de vida.

Fase 1 – 20 anos: atenção ao tabagismo, sedentarismo, alcoolismo, hábitos alimentares e histórico familiar de doenças. Principais exames: glicemia de jejum, hemograma, palpação da bolsa testicular, perfil lipídico e exame de urina.

Fase 2 – 30 anos: cuidado com o estresse excessivo. Principais exames: eletrocardiograma, raio X de tórax e teste ergométrico.

Fase 3 – 40 anos: é hora de começar a investigar os órgãos abdominais, audição e principalmente a próstata. Principais exames: audiometria, toque retal da próstata, PSA, ressonância magnética multiparamétrica da próstata e ultrassonografia de abdômen.
Descrição:
Voltar aos assuntos