Blog

09 Janeiro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Osteoporose

Doença caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o osso torna-se mais fino e poroso, ficando suscetíveis a fraturas. Através da densitometria óssea é possível avaliar a perda de massa óssea. Esse exame é realizado especialmente em mulheres após a menopausa ou nos pacientes que apresentem outros fatores de risco. Antes que a doença se instale, medidas preventivas, como dietas ricas em cálcio, exposição ao sol, que atua na formação de vitamina D, e atividades físicas que aumentem o tônus muscular são importantes.

Além dos fatores genéticos e ambientais, outros fatores de risco para osteoporose são: história familiar de osteoporose; pessoas de raça branca, baixas e magras; mulheres após a menopausa, sem reposição hormonal; idade avançada, em ambos os sexos; uso de determinadas medicações (cortisona, heparina, medicações para epilepsia); doenças que levem à imobilização ou ao repouso prolongado; alimentação deficiente em cálcio e vitamina D; alcoolismo, tabagismo; uso excessivo de café e doenças de evolução prolongada que afetem a calcificação do osso, como algumas doenças reumatológicas, endócrinas, genéticas e hepáticas.

É mais eficaz prevenir a osteoporose do que tratá-la, através uma alimentação rica em cálcio como leite e laticínios, vegetais de folhas verdes, carnes e peixes; tomando sol diariamente, necessário para a formação de vitamina D no organismo; atividade física com peso (além de seus efeitos diretos sobre o osso, o exercício aumenta o tônus e a massa muscular, melhorando o equilíbrio e prevenindo as quedas); e a diminuição dos fatores que predispõem à osteoporose, relacionados anteriormente.

Quando diagnosticada a doença o médico determinará as medidas necessárias para o tratamento que vão desde prática de exercícios físicos, alimentação rica em cálcio, até o uso de medicamentos específicos para osteoporose.

Descrição:
Voltar aos assuntos