Blog

09 Janeiro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Alergia alimentar

Alergia alimentar se trata de uma reação do sistema imunológico após ingestão de algum alimento. O nosso sistema imunológico  tem como função, nos proteger de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas.

Quando uma reação alérgica ocorre, é porque houve resposta imunológica aos anticorpos imunoglobulina E (IgE), substância produzida pelo organismo. Ainda não é claro o porquê de algumas proteínas de alimentos causarem reações alérgias. Mas, segundo o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, atualizado em 16 de Abril de 2018 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai):
“No Brasil, os dados sobre prevalência de alergia alimentar são escassos e limitados a grupos populacionais, o que dificulta uma avaliação mais próxima da realidade. Estudo realizado por gastroenterologistas pediátricos apontou como incidência de alergia no País as proteínas do leite de vaca (2,2%), e a prevalência de 5,4% em crianças entre os serviços avaliados”

Os alimentos alérgicos, mesmo quando consumidos em pequenas quantidades, podem desencadear sinais e sintomas que variam de gravidade, chegando a causar risco de vida. Pode se caracterizar por lesões de pele ou situações mais graves como a anafilaxia ou choque anafilático, que é um quadro grave e pode levar a morte.

Fatores de Risco
Histórico familiar: quando doenças como asma, eczema, urticária e outras alergias são comuns na família, as chances de desenvolver alergias alimentares são maiores;
Asma: geralmente ocorre em conjunto com a alergia alimentar. Nestes casos,  os sintomas de ambas as doenças se apresentam mais graves do que o normal;
Histórico de alergia alimentar: na maioria dos casos, muitas crianças deixam de apresentar algumas alergias alimentares quando envelhecem, mas essas alergias podem retornar na fase adulta;
Outras alergias: caso você já possua algum tipo de alergia alimentar, as chances de desenvolver alergia a outros alimentos é maior;
Idade: dados comprovam que as alergias alimentares são mais comuns em crianças e bebês, pois com o passar dos anos o sistema digestivo amadurece e o corpo torna-se menos propenso a absorver alimentos ou componentes que provocam alergias.
Quando não se tem histórico de alergia alimentar prévio, os sinais e sintomas só aparecem na fase adulta, sendo normal confundir com intolerância alimentar, que não envolve o sistema imunológico e é uma reação muito mais comum e menos grave. Por isso é importante fazer exames alergênios.

Sintomas leves de alergia alimentar
espirros;
nariz entupido ou escorrendo;
olhos lacrimejantes;
inchaço;
erupções cutâneas;
dores de estômago;
diarréia.

Sintomas graves de alergia alimentar
dificuldade em respirar com chiado;
coceira e vermelhidão na pele;
inchaço da boca, olhos e nariz;
sensação de bola na garganta;
dor abdominal, náuseas e vômitos;
aumento dos batimentos cardíacos;
tonturas e sensação de desmaio;
suores intensos;
confusão.

Descrição:
Voltar aos assuntos