Blog

08 Outubro, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Orientações da Anvisa para higiene das mãos

Nota técnica ANVISA 01/2018

A ANVISA publicou, no início deste mês, a Nota Técnica Nº 01/2018 com ORIENTAÇÕES GERAIS PARA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE, com o intuito de orientar gestores e profissionais que atuam nos serviços de saúde sobre os requisitos básicos e necessários para a seleção de produtos para higienização das mãos em serviços de saúde.
O foco principal é para hospitais, unidades de saúde ou clínicas, onde o manejo das pessoas que sofrem com infecções é constante e, consequentemente, os cuidados devem ser dobrados. A nota técnica elaborada pela a Anvisa tem o propósito na implementação de melhorias em suas unidades como parte das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira os principais tópicos tratados:
Requisitos básicos para a seleção de produtos para higiene das mãos em serviços de saúde (fricção antisséptica das mãos)
Requisitos básicos para a seleção de luvas (estéreis e não estéreis) para as mãos
Preparo pré-operatório ou antissepsia cirúrgica das mãos
Recomendações pós-mercado para produtos envolvidos na higiene das mãos

Pesquisadores da Universidade de Copenhagen descobriram um novo mecanismo de defesa bacteriana contra antibióticos: hibernação

Todas as bactérias desenvolvem mecanismos variantes (resistência) de defesa contra os antibióticos, sendo assim algumas sobrevivem mesmo durante o tratamento, porém algumas delas sobrevivem aos antibióticos sem depender da produção e/ou ativação desses mecanismos variantes. Como pode isso? Os pesquisadores verificaram que bactérias podem entrar em estado de hibernação, suspendendo processos metabólicos que são o alvo de antimicrobianos, quando expostas a essas drogas. O processo é mediado por enzimas e, assim que o antibiótico é retirado do meio de cultura, os germes retomam seu crescimento. "Uma bactéria em hibernação não é resistente. É temporariamente tolerante porque pára de crescer, o que lhe permite sobreviver aos efeitos de um antibiótico", diz o professor Gerdes.

1. Fonte: Maja Semanjski, Elsa Germain, Katrin Bratl, Andreas Kiessling, Kenn Gerdes, Boris Macek. The kinases HipA and HipA7 phosphorylate different substrate pools in Escherichia coli to promote multidrug tolerance. Science Signaling, 2018; 11 (547): eaat5750 DOI: 10.1126/scisignal.aat5750
Descrição:
Voltar aos assuntos