Blog

27 Setembro, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Bactérias estão se tornando resistentes a desinfetantes à base de álcool

Várias espécies de bactérias já são resistentes a uma variedade de antibióticos; as infecções que causam são difíceis de tratar, representando uma ameaça cada vez maior para pacientes e funcionários.

Devido ao crescente número de supostas superbactérias, os hospitais introduziram rotinas de limpeza mais rigorosas.

Parte do regime envolve desinfetantes à base de álcool, como esfregadores para as mãos, posicionados dentro e ao redor das enfermarias do hospital. Desde a sua introdução, houve uma redução significativa no número de infecções hospitalares.

Contendo 70 por cento de álcool isopropílico ou etílico, as fricções à base de álcool matam as bactérias de forma rápida e eficaz. Nos últimos anos, os pesquisadores observaram um aumento constante no número de infecções graves causadas por uma bactéria resistente a drogas - Enterococcus faecium. Apesar do amplo uso de desinfetantes à base de álcool, o E. faecium é hoje uma das principais causas de infecções hospitalares.

Dr. Sacha Pidot e seus colegas da Universidade de Melbourne, na Austrália, começaram a começaram a estudar se esta taxa de infecção aumentada pode ser porque a bactéria está se tornando resistente ao álcool. Suas descobertas foram publicadas esta semana na revista Science Translational Medicine. Após análise, ficou claro que as amostras colhidas após 2009 foram significativamente mais tolerantes ao álcool do que as tomadas antes de 2004. O desenvolvimento de cepas tolerantes ao álcool de E. faecium tem o potencial de minar a eficácia das precauções-padrão de desinfetantes à base de álcool. 

Fonte: Site Medical News Today
Descrição:
Voltar aos assuntos