Blog

05 Setembro, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Você já sabe que hoje não é mais recomendado jejum de 12 horas para o perfil lipídico?

Você já sabe que hoje não é mais recomendado jejum de 12 horas o perfil lipídico?

Em 2016 a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica divulgaram as novas normas de jejum para realizar os exames de COLESTEROL TOTAL, COLESTEROL HDL, COLESTEREL NÃO-HDL, COLESTEROL LDL, TRIGLICERÍDEOS e VLDL. Desde essa publicação o jejum de 12 horas antigamente solicitado para esses exames foi dispensado. O documento, distribuído aos laboratórios no início de dezembro, foi elaborado em conjunto pelas Sociedades Brasileiras: Cardiologia/Departamento de Aterosclerose (SBC/DA), Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Análises Clínicas (SBAC), Diabetes (SBD) e Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A definição de jejum de 12 horas só será considerado quando o triglicérides estiver acima de 440 mg/dL, fora do estado de jejum, sendo considerado como referência o nível desejável até 175 mg/dL. Neste caso, a orientação ao médico é que seja prescrito outra avaliação do TG, com o jejum de 12h, e dessa forma será considerado um novo exame de triglicérides pelo laboratório.

Por que o jejum de 12 horas foi abolido?
A não obrigatoriedade do jejum na maioria dos casos se dá pela constatação de que, graças ao avanço das metodologias diagnósticas, o consumo de alimentos antes da realização desses exames – desde que habituais e sem sobrecarga de gordura –, causa baixa ou nenhuma interferência na análise do perfil lipídico. Vale ressaltar que o período de jejum de 12 horas não representa nosso estado metabólico normal, pois não ficamos constantemente neste tempo sem nos alimentar. 

Como já está bem sedimentado na literatura, valores aumentados de triglicerídeos no pós-prandial representam um maior risco para eventos cardiovasculares. A flexibilização evita que o paciente diabético, por exemplo, corra o risco de uma hipoglicemia por causa do jejum prolongado, entre outros transtornos e intercorrências mais comuns em gestantes, crianças e idosos. Essa prática já é realidade nos EUA, Canadá e em alguns países da Europa, e a intenção é que seja gradualmente aceita pelos laboratórios de análises clínicas do País.

O Bioanalysis já se aderiu as novas regras de jejum, sempre que tiver dúvidas, nos questione, nossos profissionais estão preparados para lhe orientar e esclarecer as suas dúvidas.

Descrição:
Voltar aos assuntos