Blog

07 Junho, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Biomarcadores para pré-eclâmpsia

A Pré-eclâmpsia (PE) é uma desordem multissistêmica da gestação, que se caracteriza principalmente pelo aumento da pressão arterial e níveis elevados de proteína na urina (proteinúria) a partir da 20ª semana de gestação, ela atinge cerca de 8 e 10% das gestantes, é considerada uma das principais causas de morbidade e mortalidade materna e partos prematuros no mundo, é uma doença que normalmente não apresenta sintomas. O diagnóstico baseia-se principalmente nas medidas da pressão arterial e proteinúria, porém, essas medidas não permitem um diagnóstico preciso.

Os biomarcadores para pré-eclâmpsia surgiram como intuito de agilizar a identificação de casos de pré-eclâmpsia e permitir uma intervenção mais rápida, é um teste de caráter preventivo que fecha o diagnóstico, estratifica a gravidade do caso e contribui para o raciocínio clínico do médico. O exame é realizado no sangue da gestante a partir da 20ª semana de gestação, ele é útil para auxiliar o diagnóstico de gestantes que já apresentam sintomas, como também pode prever o risco de desenvolver a pré-eclâmpsia nas gestantes que apresentam fatores de risco e não tem sintomas associados.

No teste, são dosados duas substâncias, o PLGF (fator de crescimento placentário) e o sFLt1, se o primeiro estiver muito baixo e o segundo muito elevado em relação à gestação normal, é sinal de que a gestante pode ter complicações.

Fonte: revista Fleury

Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, Laboratorio de exames, Laboratório Três Arroios, exames clínicos, exames
Voltar aos assuntos