Blog

14 Maio, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Doença renal não causada pelo diabetes em pacientes diabéticos

A nefropatia diabética é uma doença que ataca os rins de indivíduos diabéticos, é uma das complicações microvasculares mais frequentes e temidas. O problema pode atingir até cerca de 30% dos pacientes. Seu aparecimento depende de vários fatores de risco como o tipo de diabetes, duração da doença, genética, controle das taxas glicemia e de pressão arterial.

Quando um paciente apresenta mau funcionamento dos rins, o mais provável é que o causador do problema seja o diabetes. Porém há outras doenças que podem ser responsáveis por essa patologia, alguns achados clínicos podem ajudar a identificar: perda de proteína na urina nos primeiros 5 anos de diagnóstico, no diabetes tipo; início súbito de doença renal; perda de células sanguíneas através dos rins, isso pode ser verificado através do um exame comum de urina; ausência de doença na retina em pacientes com diabetes tipo 1; sinais e sintomas de outras doenças como lupus, púpura, mieloma, hepatite C, etc.; queda brusca na taxa de filtração dos rins (mais que 30 por cento em 3 meses) quando se inicia inibidores da ECA ou ARA II, medicamentos utilizados na proteção renal. Essa queda abrupta, sugere diagnóstico de nefroesclerose ou de estreitamento das artérias renais, especialmente em pacientes idosos com diabetes tipo 2. Avaliação do nefrologista é muito importante e tem como objetivo tentar diagnosticar, em até 38 por cento dos casos, outras doenças renais que possam ter manejo diferente.

Fonte: http://www.diabetes.org.br

Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, Laboratorio de exames, Laboratório Três Arroios, exames clínicos, exames
Voltar aos assuntos