Blog

09 Abril, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Diagnóstico da Chikungunya

Na fase aguda da infecção, as alterações laboratoriais são inespecíficas, geralmente apresentam leucopenia com linfopenia (< 1.000 cels/mm³), trombocitopenia (< 100.000/mm³) é rara. A velocidade de hemossedimentação VHS e PCR geralmente estão elevadas e podem permanecer assim por algumas semanas. Enzimas hepáticas, CPK, creatinina tem elevação discreta.

Se for necessário introduzir corticoides anti-inflamatórios não esteroides na fase subaguda, é necessário os seguintes exames:  uréia, creatinina, TGO, TGP, glicemia de jejum e hemograma. Na fase crônica é importante avaliar o paciente antes de iniciar o tratamento com metotrexato e hidroxicoloroquina, os exames solicitados nesses casos são: HBsAg, Anti-HCV, HIV, Citomegalovírus sorologia, toxoplasmose sorologia e Raio X de tórax.
O diagnóstico laboratorial específico se dá de forma direta, pelo isolamento viral e pesquisa do RNA viral e de forma indireta através da pesquisa de anticorpos específicos.
Para a pesquisa do RNA viral as principais técnicas moleculares são o RT-PCR (Reverse-Transcription Polymerase Chain Reaction) e o qRT-PCR (Real Time RT-PCR). Essas técnicas permitem um diagnóstico rápido e sensível e detectar o ácido nucleico viral até, aproximadamente, o oitavo dia após o aparecimento dos sintomas, sendo que o período de maior viremia vai do 1º ao 5º dia. Esta é uma ferramenta importante no diagnóstico precoce da infecção, essas técnicas não possuem utilidade a partir do 8º dia de infecção.

Para a pesquisa de anticorpos específicos, as principais técnicas disponíveis são: o ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e o teste imunocromatográfico do tipo POC (Point-of-Care). Os testes sorológicos permitem a detecção de anticorpos específicos do tipo IgM, que podem ser detectados a partir do segundo dia após o aparecimento dos sintomas (sendo que o período mais indicado para essa investigação sorológica é a partir do 5º dia) e do tipo IgG, a partir do sexto dia.
Outra estratégia para confirmação sorológica é a sorologia pareada. Neste caso, duas amostras devem ser coletadas, a primeira na fase aguda da doença e a segunda, aproximadamente, 15 dias após a primeira. O aumento de 4 vezes no título dos anticorpos demonstra a reatividade específica.
O diagnóstico diferencial é feito com outras doenças febris agudas associadas à artralgia (dor articular). O principal diagnóstico diferencial é com a dengue, mas, além dessa, tem a malária, leptospirose, febre reumática, artrite séptica, Zika, Mayaro.

Fonte: Brito C, Rev Soc Bras Med Trop 49(5):537-543, 2016; Chikungunya: Manejo Clínico - MS
Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, erechim, erexim. Laboratorio Erechim, Laboratório Três Arroios
Voltar aos assuntos