Blog

23 Março, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Avaliação da presença de anemia e de deficiência de ferritina em crianças

A anemia ferropriva é a causa mais comum de anemia nutricional, se caracteriza pela diminuição ou ausência das reservas de ferro, baixa concentração férrica no soro, fraca saturação da transferrina, concentração escassa de hemoglobina e redução do hematócrito, o que reflete em microcitose e hipocromia, causando distúrbio no mecanismo de transporte de oxigênio.

Após seis meses de idade, as crianças são mais vulneráveis porque ocorre o esgotamento das reservas de ferro provenientes da gestação e a dieta se caracteriza por baixa ingestão desse elemento. Nesse período de vida, há aumento da demanda orgânica por ferro em virtude do acelerado ritmo de crescimento, especialmente nos primeiros dois anos de vida. O déficit de ferro pode levar a alterações de pele e mucosas, baixo peso para a idade, alterações gastrointestinais, redução da capacidade física e mental devido à limitação do transporte de oxigênio, perda do apetite e diminuição da função imunitária. A deficiência de ferro pode causar alterações na função cerebral, dependendo da idade do paciente, duração e gravidade do quadro anêmico, causando um prejuízo no desenvolvimento psicológico e cognitivo.

Essa deficiência de ferro ocorre em três estágios: primeiramente há diminuição da ferritina sérica, que está diretamente relacionada com as reservas de ferro. No segundo estágio, há uma diminuição da concentração do ferro sérico e aumento da capacidade de ligação do ferro. O terceiro estágio é quando a anemia se instala devido a restrição na síntese de hemoglobina. O melhor exame para estimar o ferro total do organismo, particularmente o dos depósitos, é a ferritina sérica.

O diagnóstico da anemia ferropriva é amplamente realizado pelos sistemas de saúde no Brasil por meio da dosagem de hemoglobina, a qual é relativamente barata. Contudo, tem sido demonstrado que a ferritina pode possibilitar a detecção precoce da deficiência de ferro no organismo, ou seja, sua dosagem pode ser vantajosa, podendo contribuir para o diagnóstico precoce e prevenção da anemia ferropriva na infância. Níveis baixos de ferritina, mas níveis normais de hemoglobina, indicam a presença de um estágio inicial de carência de ferro no organismo, já que a ferritina consiste em um marcador mais sensível para o diagnóstico precoce da deficiência de ferro. Por outro lado, níveis baixos de hemoglobina, mas níveis normais de ferritina, indica a presença de outras causas de anemia que não a ferropriva. Portanto, como a ferritina consiste em um marcador mais sensível e mais específico para avaliação da deficiência de ferro do que a dosagem da hemoglobina, seria importante incluir a sua dosagem mais frequentemente na avaliação da anemia ferropriva em crianças.

Fonte: Revista Brasileira de Análises Clínicas.

Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, erechim, erexim. Laboratorio Erechim, Laboratório Três Arroios
Voltar aos assuntos