Blog

02 Dezembro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Consenso para o manejo da diabetes Mellitus Gestacional 2019/2020

A gravidez está associada a alterações na sensibilidade à insulina que podem levar ao aumento nos níveis plasmáticos de glicose e ao surgimento de quadro do diabetes mellitus gestacional (DMG). O DMG é uma das intercorrências mais frequentemente observadas na gestação e seu impacto, tanto na saúde materna como na do concepto, é significativo além de estar associado ao maior risco de diversas complicações no período perinatal e no futuro da mulher e de seu bebê.
É importante ressaltar que, quando se tem o diagnóstico de DMG é muito importante que você, gestante, siga o tratamento á risca, e é necessário o auto monitoramento da glicose capilar várias vezes ao dia, mudanças na alimentação, exercícios físicos diários e, se necessário, uso de injeções diárias de insulina e também participar ativamente do controle da vitalidade fetal pela contagem de movimentos fetais diariamente. Estudos clínicos mostram que o tratamento do DMG quando acompanhado do monitoramento da glicemia capilar realizada quatro vezes ao dia em diferentes horários (jejum e pós-alimentar) se associou à redução de diversos desfechos perinatais desfavoráveis (mortalidade fetal, distocia de ombro, lesão de nervos cranianos, excesso de massa gordurosa ao nascimento, recém-nascidos grandes para idade gestacional, macrossomia, cesarianas e pré-eclâmpsia). Para ajudar na manutenção da qualidade de vida da futura mamãe e de seu bebê, estamos disponibilizando as novas diretrizes para o manejo da DM Gestacional (DMG).
Dieta
Exercícios físicos
Automonitoramento glicêmico - Importante orientar quanto à necessidade de lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool e em seguida secar, para evitar que o sangue proveniente da punção do dedo tenha contato com restos de alimentos e, consequentemente, levar a erro de medição da glicemia. Devem ser utilizadas lancetas ou agulhas de baixo calibre para a gestante realizar a punção da região distal dos dedos das mãos, anotar os valores das medidas da glicemia capilar e mostrar os resultados para serem analisados em cada consulta médica.

Nota importante: Alterações do hematócrito exercem influência no resultado das glicemias capilares. Na presença de hematócrito < 30% pode haver superestimação da glicemia capilar e nos casos de hematócrito > 55% pode haver subestimação (valores mais baixos).

Metas do controle glicêmico na gestação:
Jejum: < 95 mg/dL
1 hora pós prandial: < 140 mg/dL
2 horas pós prandial: < 120 mg/dL

As medidas pós-prandiais devem ser realizadas a partir do início das refeições, sendo a análise de uma hora pós-prandial a que melhor reflete os valores dos picos pós-prandiais avaliados por meio da monitorização contínua de glicose e também a que se associa mais diretamente com o risco de macrossomia fetal. Importante lembrar que gestantes em uso de insulina devem manter a glicemia de jejum acima de 70 mg/dL e pós- -prandiais não inferiores a 100 mg/dL.

Descrição:
Voltar aos assuntos