Blog

13 Agosto, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Estudo indica 29 mil casos de câncer por ano devido ao excesso de peso

Estudo epidemiológico feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Universidade de Harvard, indica que pelo menos 15 mil casos de câncer presentes no Brasil atualmente poderiam ser evitados com redução do excesso de peso e da obesidade. E, até 2025, este número pode chegar a 29 mil.

Para Ricardo Nakai, educador físico e diretor de Marketing da Akmos, empresa de saúde, nutrição e bem-estar, a obesidade está crescendo muito rápido. “Precisamos começar a nos exercitar o quanto antes. Sei que com a correria do dia-a-dia é difícil encontrar espaço para a prática de atividade física, mas temos formatos que se encaixam para quem tem pouco tempo livre”. 

O formato indicado é o HIIT (High Intensity Interval Training), que é um treino intervalado de alta intensidade. Além da grande perda de calorias, esta prática proporciona ganho de condicionamento cardiorrespiratório e pode retardar o envelhecimento. É por causa de todos esses benefícios que Nakai constata: “Os treinamentos precisam estar na nossa rotina porque trazem grandes ganhos para a nossa saúde. Doze minutos é mais fácil de adicionar ao nosso dia a dia”.

Porém, não basta acrescentar atividade, também é preciso cuidar da alimentação. O nutricionista formado pela USP, Lucas Oliveira, afirma que o cardápio precisa ser variado, além de evitar os ultraprocessados.

As gorduras insaturadas são uma das principais aliadas para balancear a alimentação. Alimentos como azeite, abacate e oleaginosas são exemplos que contribuem no processo de emagrecimento. Os suplementos alimentares também ajudam no processo, e são indicados para quem não consegue ter todos os nutrientes necessários no dia-a-dia. 

 Um problema para a dieta são os ultraprocessados que, além de calóricos, podem ter excesso de gordura, açúcar, sódio, entre outras substâncias nocivas à saúde. “Esses alimentos estão, com certeza, na lista para evitar. Principalmente porque estão ligados ao aparecimento de doenças, como as cardíacas e, até mesmo, o câncer”, reforça Oliveira.

Fonte: Newslab

Descrição:
Voltar aos assuntos