Blog

28 Fevereiro, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde

Obesidade e Trombose Venosa Profunda

A trombose venosa profunda é o terceiro transtorno cardiovascular que mais mata no mundo e pode levar à embolia pulmonar muitas vezes fatal. Um dos principais fatores de risco é a obesidade. A obesidade foi associada pela primeira vez à embolia pulmonar fatal em 1927. O Dr. Paul D. Stein do St. Joseph Mercy Hospital em Pontiac, Michigan, e colaboradores observaram evidências de que o excesso de peso pode também aumentar o risco de trombose venosa profunda. Nós último anos vários estudos foram realizados nesse segmento, sendo que, estudos observacionais recentes fornecem forte evidência da relação entre obesidade e o primeiro evento de trombose venosa. Como o número de pessoas obesas na população está aumentando significativamente é provável que esse tipo de doença se torne cada vez maior e mais frequente. As estatísticas no Brasil apontam que 60 milhões de pessoas estão acima do peso (das quais 25 milhões estão obesas), o que coloca o Brasil no quinto lugar no ranking mundial da obesidade.

A Trombose Venosa Profunda (TVP) (formação de um coágulo de sangue em uma veia profunda) e sua complicação mais grave é a embolia pulmonar (TEP ou tromboembolismo pulmonar), quando o coágulo se solta e migra para a circulação pulmonar surge a embolia pulmonar, que é a causa mais comum de morte hospitalar. O risco de trombose venosa aumenta proporcionalmente, com o índice de massa corpórea, além disso, está associado com outras medidas de sobrepeso e obesidade, como a circunferência abdominal e o peso corporal.

A maioria dos estudos observacionais tem demonstrado um risco aumentado de 2 a 3 vezes para TVP em indivíduos obesos, e o risco de trombose venosa em obesos mórbidos (IMC > 40 kg/cm²) é ainda maior. A incidência média de trombose venosa profunda na população é de 1/1.000 habitantes, e pode variar de acordo com a idade, sexo e outros fatores relacionados, esses dados mostram a necessidade de uma avalição laboratorial e nutricional constante, além da necessidade de introduzir o hábito de realizar atividades físicas regularmente.

Outro fator importante, é que as pessoas obesas são mais propensas do que pessoas magras para desenvolver doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares arteriais (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral isquêmico) e vários tipos de cânceres, todas essas condições também podem expor o paciente ao risco de trombose venosa.

Fonte: The American Journal of Medicine


---------------
Bioanalysis Laboratório de Análises Clínicas, Erechim e Três Arroios.
Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, erechim, erexim. Laboratorio Erechim, Laboratório Três Arroios
Voltar aos assuntos