Blog

25 Fevereiro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Sexo oral e relações sem camisinha estão disseminando supergonorreia, segundo a OMS

Sexo oral e relações sem camisinha estão disseminando supergonorreia, segundo a OMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) contrair gonorreia nos dias atuais, é uma doença muito difícil de se tratar devido a resistência a antibióticos desenvolvida por essa bactéria que é uma doença sexualmente transmissível (DST). A doença é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoea. A infecção se espalha através do sexo desprotegido, tanto vaginal, como oral e anal. A maioria das pessoas infectadas apresentam sintomas inespecíficos. Os sintomas são: secreção verde ou amarela a partir dos órgãos sexuais, dor ao urinar e sangramentos esporádicos. Essa doença pode causar infertilidade quando não tratada corretamente, além de doença inflamatória pélvica e pode ser transmitida para o bebê durante a gestação.
Teodora Wi, da OMS, conta que foram encontrados três casos - no Japão, França e Espanha - onde a infecção era simplesmente intratável. "A gonorreia é uma bactéria muito esperta, toda vez que você introduz uma nova classe de antibióticos para tratá-la, a bactéria adquire resistência", afirma.

A gonorreia pode infectar as genitais, o reto e a garganta, sendo que a infecção pela bactéria na garganta é o que mais preocupa, pois de acordo com Wi, a gonorreia na garganta aumenta as chances de a bactéria desenvolver resistência a antibióticos, já que estes medicamentos são administrados em menor dosagem para infecções comuns. "Quando você usa antibióticos para tratar infecções como uma dor de garganta normal, isto se mistura com as espécies Neisseria (do mesmo gênero da bactéria da gonorreia) na sua garganta o que resulta em resistência".
A propagação da bactéria através do sexo oral pode levar a uma supergonorreia.
Quanto ao tratamento, há somente três drogas sendo produzidas e não há garantia de que vá funcionar. De acordo com a OMS será necessário desenvolver uma vacina para conter a propagação da gonorreia.

Fonte: Organização Mundial da Saúde.
Descrição:
Voltar aos assuntos