Blog

17 Janeiro, 2019 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Ingerir Fibras pode te ajudar a se livrar da Gripe

A GRIPE TE PEGOU? INGERIR MAIS FIBRAS PODE TE AJUDAR A SE LIVRAR DELA!

Nos últimos anos, as dietas ricas em fibras têm sido associadas a um estilo de vida mais saudável. Esses carboidratos não-digeríveis (ex. inulina) são a principal fonte de energia da microbiota intestinal, as quais por meio da fermentação, produzem os ácidos graxos de cadeia curta, descritos por desempenharem um papel direto no metabolismo. Trabalhos da literatura tem demonstrado que diferentes ácidos graxos, como o butirato, propionato e acetato, previnem a inflamação exacerbada.

A dieta rica em inulina induz a colonização predominante por bactérias benéficas que fermentam as fibras e as transformam em butirato, o ácido graxo de cadeia curta responsável por melhorar a resposta à infecção.

Os estudos demonstraram que houve uma melhor resposta as infecção devido ao perfil anti-inflamatório gerado por essa dieta. Com isso os autores demonstraram que a dieta rica em fibra não é exclusivamente responsável por respostas anti-inflamatórias, mas sim por respostas imunológicas balanceadas.

Ou seja, a ingestão de fibras melhora a qualidade da microbiota intestinal, consequentemente elas melhoram a nossa defesa imunológica e tem maior poder de ação anti-inflamatória que reduz o quadro gripal.

Descrição:
Voltar aos assuntos