Blog

28 Fevereiro, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde

Você conhece o exame Índice de Saúde da Próstata (PHI)?

Você conhece o exame Índice de Saúde da Próstata (PHI)?
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) tem sido utilizada como a principal ferramenta para indicação de biópsia prostática, o único método capaz de diagnosticar em definitivo o câncer no órgão. No entanto, este achado possui limitações, já que a secreção desta enzima pela próstata se dá tanto por células malignas quanto benignas.
O Índice de Saúde da Próstata (PHI) é um teste inovador para o diagnóstico precoce do câncer de próstata baseado na dosagem de três diferentes formas da molécula do PSA (PSA total, PSA livre e p2PSA).

O p2PSA, ou [-2]pró-PSA, pertence a um grupo de precursores inativos do antígeno prostático conhecidos como pró-PSA. Estes precursores são encontrados em concentrações mais elevadas em tumores de próstata do que em tecidos benignos, o que garante uma melhor e mais elevada rastreabilidade da doença. O p2PSA é a principal isoforma (proteína) encontrada em extratos tumorais e, por isso, é considerado o marcador sérico mais específico para o câncer já descoberto até o momento.

Quem pode fazer o exame?
Homens com mais de 50 anos
PSA Total entre 2,0 e 10,0 ng/mL
Exame do toque retal sem alterações
 
Benefícios
Teste realizado em amostra de sangue;
3x mais específico para o diagnóstico;
Os resultados são personalizados através do risco individual;
Procedimento não invasivo
Reduz o número de biópsias desnecessárias e negativas;
Avaliação mais confiável da probabilidade do câncer;
 
*Este teste não substitui o toque retal. Não deixe de consultar seu médico.

Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, erechim, erexim. Laboratorio Erechim, Laboratório Três Arroios
Voltar aos assuntos