Blog

05 Setembro, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Manejo Hipertensão Arterial, quais os exames de rotina?

Manejo Hipertensão Arterial, quais os exames de rotina?

Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos ≥ 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes melito (DM). No Brasil, HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV).7 Junto com DM, suas complicações (cardíacas, renais e AVE) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar. 

A avaliação complementar tem como objetivo detectar lesões subclínicas ou clínicas em órgãos-alvo, no sentido de melhorar a estratificação de risco cardiovascular. Entre os novos fatores de risco destacam-se glicemia de jejum entre 100 mg/dL e 125 mg/dL, hemoglobina glicada (HbA1c) anormal, obesidade abdominal (síndrome metabólica), PP (PAS-PAD) > 65 mmHg em idosos,5 história de pré-eclâmpsia e história familiar de HA (em hipertensos limítrofes).

A avaliação laboratorial faz parte da vida do hipertenso e deve ser rotina o monitoramento dos seguintes exames: Exame de urina, Potássio, Glicemia de jejum, Ritmo de filtração glomerular, Creatinina, Colesterol total, HDL e Triglicerídeos, Ácido úrico e eletrocardiograma. A microalbuminúria é recomendada e indicada para pacientes hipertensos diabéticos com síndrome metabólica ou com dois ou mais fatores de risco, a HbA1c é recomendada e indicada para pacientes com glicose de jejum maior que 99 mg/dL - histórico familiar de DM tipo 2 ou diagnóstico prévio de DM tipo 2 e obesidade.
fonte: Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83 

Descrição:
Voltar aos assuntos