Blog

07 Junho, 2018 - Laboratório de Análises Clínicas Saúde Erechim Gaurama Três Arroios Laboratório de exames Exames

Perguntas Frequentes

ATIVIDADE FÍSICA ATRAPALHA OS EXAMES DE LABORATÓRIO?
Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

BEBIDA ALCOÓLICA PODE ALTERAR RESULTADOS DE EXAMES?
Sim, em especial o de triglicerídeos. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para aumentar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

JEJUM. BEBER ÁGUA "QUEBRA" O JEJUM?
Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

FUMAR ANTES DE COLHER EXAMES CAUSA ALTERAÇÕES?
Sim, em vários exames como agregação plaquetária, e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

JEJUM. JEJUM MUITO PROLONGADO ALTERA RESULTADOS DE EXAMES?
Um tempo de jejum muito prolongado causa variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames, por isso seguir as orientações de preparo fornecidas pelo laboratório é muito importante. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado.

ASPIRINA ALTERA RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS?
Sim, pode alterar. Aspirina é nome comercial do ácido acetilsalicílico que está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Melhoral e também é associada com outras substâncias em inúmeros medicamentos. Por isso, evite seu uso, principalmente em altas doses, antes da coleta de exames de laboratório. No exame “Tempo de Protrombina” não ocorre interferência da aspirina, porque este medicamento não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados neste teste.

O USO DE VITAMINAS INTERFERE NOS RESULTADOS DE EXAMES LABORATORIAIS?
Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.

MEDICAMENTOS VAGINAIS INTERFEREM NO EXAME DE URINA E SECREÇÃO VAGINAL?
Sim. O ideal é fazer o exame sem estar fazendo uso de cremes e óvulos vaginais e antibióticos, devendo-se adiar a coleta por 48 horas para cremes e óvulos vaginais e de 1 semana para o uso de antibióticos, no caso de urgência fazer assepsia rigorosa, eliminando resíduos dos produtos. Siga sempre as orientações fornecidas pelo laboratório para o adequado preparo para a coleta do exame de urina e secreção vaginal.

REMÉDIOS INTERFEREM EM EXAMES DE LABORATÓRIO?
Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. O laboratório informa, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga à suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isto será considerado na interpretação clínica do resultado.

OUTRA PESSOA PODERÁ RETIRAR MEUS RESULTADOS SEM COMPROVANTE E INDEPENDENTE DE QUAL EXAME TENHA FEITO?
Apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida. A entrega de exames para um familiar ou terceiro deve ser autorizada pelo dono do exame com aviso prévio para o laboratório e apresentar o protocolo de retirada devidamente assinado. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pela direção.

MENSTRUAÇÃO INTERFERE NOS EXAMES?
Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual, portanto é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação.

POR QUE HÁ ORIENTAÇÃO PARA DESPREZAR O PRIMEIRO JATO DE URINA QUANDO VAMOS FAZER ESSE EXAME?
O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.

POR QUE, ÀS VEZES, APÓS A COLETA DE SANGUE O LOCAL DA PUNÇÃO FICA ROXO?
Na maioria das vezes acontece porque houve pouco tempo de compressão no local da punção. Esta mancha roxa denomina-se "equimose" e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado também por veias finas, delicadas, ou com pressão interna elevada por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo aspirina).

URINA, TEM QUE SER SEMPRE A "PRIMEIRA URINA DA MANHÃ"?
Preferencialmente sim, principalmente quando for solicitado o exame urocultura junto, a primeira urina da manhã concentra maior material da bexiga permitindo um resultado melhor e de qualidade.  Algumas características da urina modificam-se ao longo do dia, em razão do jejum, do tipo de dieta, da atividade física e do uso de medicamentos, por isso, geralmente recomenda-se a primeira urina da manhã, se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar. A urina deve sempre ser colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou comprado em farmácia, nunca deve ser coletada a urina em frascos higienizados em casa.

BETA-HCG. UM HOMEM PODE FAZER BETA-HCG?
Sim. Alguns tumores de testículo produzem este hormônio, que pode ser usado como marcador tumoral para acompanhamento do tratamento e prognóstico da doença.

Descrição: Bioanalysis, Laboratório de análises clínicas, laboratorio de analises clinicas, três arroios, tres arroios, Laboratorio de exames, Laboratório Três Arroios, exames clínicos, exames
Voltar aos assuntos